top of page
Buscar
Foto do escritorMarcos Oliveira - Síndico

O que faz um síndico profissional?

Atualizado: 30 de mar. de 2020


O morador que ouve pela primeira vez esse termo fica com uma série de dúvidas e isso é esperado por quem trabalha no setor, afinal em um passado não tão distante quase todos condomínios residenciais tinham um síndico morador.


Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que a profissão de Síndico profissional é totalmente legalizada, pelo Novo Código Civil, de 2002.


Segundo o Art. 1.347 (Lei Federal 10.406/02):


“A Assembleia poderá escolher um síndico, não condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se”.


Resumindo, é legal a contratação de um síndico profissional para a administração predial e condominial.


Além de ser desejável ter noções de administração e gestão financeira, é indicado que o síndico tenha:


• disponibilidade;

• estabeleça boa comunicação com todos os moradores;

• seja imparcial;

• conheça o regulamento e as leis gerais que podem afetar o condomínio e mais.


O Síndico Profissional possui skills multidisciplinares para lidar com diferentes assuntos que podem surgir em um condomínio.


A rotina se divide entre duas situações: visitas e planejamento. As visitas ao condomínio costumam ocorrer semanalmente, conforme o acordo feito na contratação. Já os momentos de planejamento são feitos no escritório ou casa do profissional.


Segundo a lei, o mandato não pode ultrapassar dois anos. Entretanto, esse período pode ser renovado através de uma assembleia de reeleição do síndico profissional. O Conselho do condomínio é o responsável por coordenar e cobrar a atuação do encarregado.


É importante mencionar que por ser uma profissão não regulamentada, não é necessário cursar uma faculdade ou ter alguma certificação básica para atuar como síndico profissional. No entanto, um certificado é considerado uma parte importante do processo de como se tornar um síndico profissional.


Muitos síndicos profissionais iniciam a carreira após atuar como síndico dos condomínios em que moram e acabam pegando gosto pela atividade. Afinal, por que não ganhar dinheiro com algo que você é bom e gosta de fazer?



42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page
Olá, podemos ajudar?