Desde 02 de abril a Enel começou a oferecer o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. O serviço estará disponível durante este período crítico de avanço do Coronavírus e permitirá reduzir o número de leituristas nas ruas.
A realização da autoleitura possibilitará que a conta de energia seja calculada pelo consumo indicado pelo próprio cliente.
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até dois dias antes dessa data ou no próprio dia.
Automaticamente quem não fizer a autoleitura terá a conta de energia calculada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
Para realizar a autoleitura o cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para um dos canais da distribuidora.
- App Enel SP;
- Agência Virtual https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/login;
- Call center (0800 7272 120) - Esta opção não necessita foto, apenas a digitação dos números que constam no medidor.
E os condomínios, como ficam?
O procedimento é o mesmo e o cliente neste caso é o morador.
Vale ressaltar, que condomínios possuem particularidades que devem ser observadas para que tudo corra bem.
Na maioria dos empreendimentos, os centros de medições são fechados, com acesso restrito aos funcionários da cia elétrica.
Neste momento, você síndico, deve garantir o direto de mediação do morador, sem maiores problemas.
Avalie o perfil do condomínio, visto que é importante organizar como as medições serão feitas, evitando o descompasso das atividades a desempenhar dos colaboradores.
Pense em um condomínio de 400 unidades e imagine um morador a cada momento procurando pelo zelador para realizar a medição.
Isso implicará na perda de produtividade do funcionário e o morador muitas vezes terá que aguardar mais do que deveria.
Uma dica que pode funcionar é primeiramente informar aos moradores sobre os impactos desta decisão da Enel e pré-definir horários por torres para que a medição ocorra, com acompanhamento de um colaborador.
Desta forma, é possível aproveitar os horários de menor fluxo para instituir esta atividade.
Mas primeiramente, você precisa informar este novo cenário aos moradores, por mais que a obrigatoriedade seja do “CPF”.
A falta de informação pode ocasionar um imbróglio financeiro ao condômino, pois a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido, será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura e provavelmente este valor será alto, visto o momento de quarentena, com mais pessoas em casa e consequentemente mais consumo de energia.
Neste cenário, você acredita que o morador irá priorizar a taxa condominial daquele mês ou honrar com conta de luz?
Não esqueça de instruir o zelador para mediação dos relógios das áreas comuns! Evite surpresas!
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Abraços,
Marcos Oliveira
Síndico Profissional 5 Estrelas e Fundador da Inova Síndicos
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