top of page
Buscar
Foto do escritorMarcos Oliveira - Síndico

Tecnologia em condomínios: Conheça as principais tendências

Atualizado: 30 de mar. de 2020


Você já parou para pensar em como os dispositivos tecnológicos simplificam e trazem mais conforto para sua vida?

Todos os dias, você assiste à televisão, entra no carro com ar-condicionado e GPS para saber qual caminho seguir. Ainda existem muitos outros exemplos, especialmente quando pensamos em tecnologia em condomínios.Se, há alguns anos, os elevadores eram novidades, hoje em dia são obrigatórios.

O circuito interno de TV trouxe mais segurança para os moradores e auxilia a vigilância do local.Essas tecnologias, que um dia foram tendências, agora são comuns e estão presentes em boa parte das edificações. No entanto, as mudanças não param aí.

As inovações continuam a oferecer luxo, segurança e comodidade aos moradores.As tendências tecnológicas em condomínios são o tema deste artigo. Aqui, vamos apresentar as principais informações sobre esse assunto, abordando esses temas:inovação constante nos condomínios residenciais; incorporação da tecnologia no dia a dia; implementação de academias inteligentes; instalação da portaria eletrônica; possibilidade de monitoramento remoto;uso de redes sociais fechadas.

Ficou curioso e quer saber mais? Acompanhe! A inovação constante nos condomínios residenciais. Você já parou para pensar em como será o condomínio do futuro?

Publicações internacionais, , mostram que, daqui a alguns anos, as moradias serão superconectadas, sustentáveis e convenientes.Isso significa que o futuro não está distante e, logo, essas tecnologias trarão mais conforto e segurança para o seu dia a dia. No Brasil, as inovações estão em andamento e já são colocadas em prática, principalmente, por construtoras que trabalham com condomínios de alto padrão.

A ideia é acompanhar o estilo de vida e as demandas da sociedade, que buscam cada vez mais por segurança em condomínios segmentados e modernos. Por isso, outro quesito em evidência é a sustentabilidade — e isso poderá ocorrer de diversas formas, por exemplo: manejo de recursos hídricos, com o sistema de captação de água da chuva, além de sistemas de tratamento e reaproveitamento;uso de painéis solares para geração de energia;rede de transmissão de dados por fibra ótica e cabeamento subterrâneo para oferecer os melhores serviços sem agredir o meio ambiente;implantação de coleta seletiva de lixo, com tratamento adequado dos resíduos;implementação de um programa completo de sustentabilidade.

É importante destacar que todas essas medidas trazem impactos positivos para diversos aspectos, como meio ambiente, valorização do imóvel, segurança e comodidade para os moradores e outros. A gestão também é impactada, pois, assim, há mais transparência financeira e compartilhamento das informações. Afinal, a tecnologia pode ser utilizada em todos os âmbitos dos condomínios — incluindo na comunicação, para melhorar a relação entre o síndico e os moradores. O responsável pelas contas condominiais, por exemplo, consegue oferecer acesso rapidamente aos números relativos à gestão. Assim, os condôminos sabem quais são as despesas e o valor dos serviços contratados — e têm acesso facilitado por meio de aplicativos ou sites na internet. Dessa forma, fica claro que há uma nova postura para os condomínios, já que a tecnologia é incorporada às rotinas desses empreendimentos.

O resultado é a agregação de praticidade, rapidez, sustentabilidade, segurança, qualidade de vida e conveniência.A incorporação da tecnologia no dia a dia. A inovação tem relação direta com a tecnologia. Uma de suas finalidades é melhorar um procedimento já realizado. A portaria 24 horas, por exemplo, foi aprimorada com o uso do circuito interno de TV. Na época, essa foi uma mudança que trouxe ainda mais segurança para os condomínios. A outra modalidade de inovação é a quebra de ruptura por meio da implantação de algo que não existia. É o caso, por exemplo, dos painéis solares e das garagens suspensas, que permitem guardar o veículo ao lado da sala ou do quarto do apartamento, sendo encaminhado até esse local por meio de um elevador.

De toda forma, o objetivo é incorporar a tecnologia no dia a dia, criando um ambiente mais conectado e atendendo às demandas dos moradores. Ao mesmo tempo, essas medidas auxiliam na gestão e na organização dos moradores. As ferramentas tecnológicas impactam todos os processos internos, incentivando os debates e a participação dos condôminos.Os sistemas eletrônicos e a relação com a proteção dos moradores. A incorporação das soluções tecnológicas garante ao síndico — e moradores — um sistema protetivo, capaz de identificar, inibir e comunicar as ocorrências que podem surgir. Por isso, esses sistemas são exigidos em novos prédios. Além da segurança, eles reduzem custos, porque não exigem a manutenção de porteiros físicos, já que a movimentação é monitorada por uma central de vigilância. Outras vantagens são a maior qualidade dos serviços e o preparo dos profissionais, que valorizam o condomínio e trazem mais comodidade para os moradores. Isso porque eles conseguem ter acesso a uma grande variedade de serviços, como academias inteligentes, portaria eletrônica, monitoramento remoto e redes sociais fechadas.

Todas essas tecnologias apresentam ótimo custo-benefício e devem ser discutidas entre todos os condôminos. São esses pontos que vamos tratar em seguida. Você vai ver como essas tendências estão se efetivando atualmente e quais são os benefícios que elas fornecem para os moradores. Continue a leitura e confira. A implementação de academias inteligentes. Os espaços fitness são, cada vez mais, adotados nos condomínios, especialmente naqueles considerados de alto padrão. Essa é uma tendência que vem ao encontro das necessidades dos moradores.Afinal de contas, o Brasil é o segundo maior mercado do segmento, se considerarmos o total de academias implementadas. Os dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), apresentados pela revista Exame, indicam que já existem quase 32.000 unidades desses estabelecimentos. Esses locais somam cerca de 8 milhões de alunos (o que representa a 4ª colocação mundial) e um faturamento de aproximadamente 2,4 bilhões de dólares (o que deixa o país na 10ª posição). Agora, a prática de exercícios físicos fica muito mais fácil se você possui uma academia 24 horas por dia à disposição — e o melhor de tudo: com os valores já incluídos na taxa de condomínio. É isso que as academias inteligentes oferecem — e elas vão além.

Mais do que apenas um ambiente com aparelhos de musculação, pesos e anilhas, a academia inteligente conta com sistemas modernos, como os de refrigeração, trazendo mais eficiência e economia — ao mesmo tempo em que influi pouco no padrão visual do espaço.

Gostou de conhecer mais sobre a tecnologia em condomínios? Espero que sim.

20 visualizações0 comentário
bottom of page
Olá, podemos ajudar?